Implantamos projeto Pão, Educação e Arte que tem por objetivo promover aulas nas áreas de música direcionadas a adolescentes da comunidade.A primeira turma, com duração de um ano, contou com a formação de cerca de 10 jovens que aprenderam a tocar percussão e flauta. O retorno social é positivo, vindo ao encontro da visão da empresa, que procura dar sua contribuição na questão da responsabilidade social. A idéia deu tão certo na Pão de Forno que a empresa resolveu investir na aquisição de três violinos, além da remuneração de um professor, a fim de partir para uma nova fase: ensinar música clássica a alunos da comunidade. Atualmente, três adolescentes, entre 16 e 17 anos, têm tido, uma vez por semana, aulas particulares do instrumento em uma sala da própria empresa.

Para serem selecionados, os alunos tiveram que apresentar notas superiores a sete, comprometer-se a não faltar aos ensaios e manter boas notas ao longo do ano letivo. “Nossa intenção é oferecer aos alunos não apenas aulas de violino, mas contribuir para a formação social e intelectual, forjando-lhes também o senso de responsabilidade. Assim, a Pão de Forno pretende aproveitar o talento das jovens em eventos festivos dentro da própria panificadora. Para o instrutor José Inácio Saldanha, aluno concludente do curso de música da Universidade Estadual do Ceará, o Pão, Educação e Arte é uma forma socialmente correta de tirar os jovens das ruas, dando-lhes uma nova perspectiva de futuro. “O programa oferece uma série de valores importantes para a formação social e profissional do jovem, como senso de disciplina e responsabilidade”, ressalta. O programa oferece uma série de valores importantes para a formação social e profissional do jovem, como senso de disciplina e responsabilidade.

‘'Nunca pensei que fosse tão fácil aprender a tocar violino. É um sonho que estou realizando graças à disposição da Pão de Forno em investir no talento de jovens da comunidade.” A afirmação é da aluna Raquel Pompeu da Silva, participante do projeto Pão, Educação e Arte, uma iniciativa do Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria do Estado do Ceará (Sindpan), em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), através do Instituto FIEC de Responsabilidade Social (FIRESO).

 
voltar